sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Uma realidade brasileira

Lá por meados do mês de junho ocorreu um fato que mexeu com o Brasil de uma forma completamente inexplicável, inicialmente era pra ter sido a copa das confederações no país, mas por incrível que pareça  não foi isso.
Nesse mês começou no Brasil uma onda de protestos em massa do povo nas ruas, o que inicialmente era apenas em São Paulo num protesto do movimento do passe livre, onde os manifestantes começaram a gritar ''sem violência" para os PM's que estavam no local, e mesmo assim os policiais responderam ao pedido com violência. O caso teve uma grande repercussão não so nacionalmente mas também internacionalmente, e isso provocou a revolta popular no Brasil todo, e a partir daí houveram vários protestos no Brasil todo. E exatamente no dia 20 de junho, o Brasil parou e milhares de pessoas se reuniram nos vários protestos que houveram em todo o país no dia, onde foram reivindicados não so a diminuição nas passagens de ônibus, mas também vários outros problemas que o Brasil tem (que são muitos), e todos pedindo para que quem fosse ao protesto, que fosse em paz, sem causar confusão.
Inclusive houve protesto aqui em Recife também, vários amigos meus me chamaram para ir, todos usando a mesma desculpa: ''Vai ser um momento histórico, a gente vai mudar o Brasil, futuramente você poderá contar pros seus filhos que você estava lá, seria tua primeira experiência como jornalista". Mas eu pensei, pensei, e no fim não fui, confesso que em parte porque eu realmente não queria, em parte por medo de que acontecesse alguma merda e eu ficasse no meio da confusão e em outra parte porque minha mãe não ia deixar eu ir de jeito nenhum.
Chegou o dia 20 de junho e eu fiquei acompanhando os protestos pela internet e pela TV (que parou sua programação para mostrar todos os detalhes dos protestos em todas as partes do Brasil), e assim eu vi o quanto de gente tinha, e me surpreendi, pensei na hora, ''Será que o Brasil finalmente mudará?'', aquilo que eu estava vendo me deu esperança de que finalmente o país iria melhorar, e fiquei orgulhoso em ver que pelo menos a maioria dos protestos foram em paz, os brasileiros finalmente tinham um motivo para realmente ter orgulho. Mas infelizmente, isso não passou de uma mera ilusão...
Depois do dia 20 de junho várias cidades anunciaram redução no preço das passagens de ônibus, muitos disseram que isso foi uma das conquistas mais que as coisas não paravam ai, mas pelo que vi, pararam por ai mesmo.
Passaram-se 5 meses desde que essa onda de protestos tomou o Brasil, e posso dizer com tristeza de que nada mudou, sim, a passagem ficou 10 centavos mais barata, mas apenas isso (sem falar que com certeza no início do ano que vem ela aumentará de novo), já o resto está tudo igual, e em alguns casos, pior.
Eu vou e volto da faculdade todos os dias de ônibus, e posso afirmar que o transporte público continua uma negação, demorado e super-lotado, o trânsito está cada dia pior, até em fim de semana está difícil andar de carro pela cidade, a saúde pública continua precária, as pessoas continuam andando nas ruas sem segurança nenhuma e os políticos continuam roubando o dinheiro público na cara-de-pau. Ou seja, do que serviu esses protestos?
1- Reduzir em 10 centavos a passagem de ônibus.
2- Criar um "feriado" nacional.
3- Dá uma razão para as pessoas fazerem um carnaval fora de época.
Porque se você for parar pra analisar, boa parte das pessoas que estavam no protesto do dia 20 de junho estavam lá mais para "festejar" do que pra realmente protestar, em certas partes o "protesto" parecia mais uma micareta de carnaval, alguns estavam lá sem nem saber o que estavam protestando, isso sem falar que depois de 2 semanas o Brasil que tinha "acordado" voltou a dormir, os "revolucionários" voltaram a viver suas vidas chatas de sempre. e tudo voltou a ser como era antes.
Aí muitos disseram: ''Futuramente direi aos meus filhos que eu estive no protesto, em um dos momentos mais importantes da história do país''. Sim, eles podem dizer isso aos filhos deles, mas aí eles perguntarão: ''Mas pai/mãe, como foi importante, se depois nada mudou?"
Se algo tivesse mudado, possivelmente teria me arrependido de não ter ido no protesto, mas como não foi isso que ocorreu, eu não me arrependo de nada.


Brian

Nenhum comentário:

Postar um comentário